Tempo de leitura: 26 minutos
Empreendedores estão sempre em busca de novas oportunidades de negócios, seja para fazer sua empresa crescer ou para começar um novo negócio.
Identificar estas oportunidades, porém, pode ser um trabalho árduo.
A vida de um empreendedor é repleta de desafios, dificuldades e decepções que, algumas vezes, vão te fazê-lo duvidar que exista uma luz no fim do túnel.
Veja também: 4 Perguntas Para Saber Se Sua Ideia De Negócio Vai Dar Certo
Mas saiba que esta luz sempre está lá para quem está preparado e de olhos bem abertos.
Se você souber olhar o mundo ao seu redor com outros olhos, vencer o medo e os desafios e ter iniciativa para fazer acontecer, vai encontrar ótimas oportunidades de negócios até nas situações mais adversas.
As oportunidades de negócios estão por todos os lados. Para te ajudar a identificá-las, escrevi este artigo com base nas ideias existentes no livro Oportunidades Disfarçadas.
O livro mostra casos reais, inspiradores e muito interessantes de diversas pessoas e empresas ao redor do mundo que souberam transformar problemas e adversidades em grandes oportunidades de negócios.
Caso tenha interesse na leitura, pode comprar o livro aqui.
Este artigo com certeza vai te mostrar que as oportunidades de negócios estão disfarçadas por todos os lados e que podem surgir a qualquer momento, cabendo a você saber aproveitá-las.
Oportunidades de Negócios: 13 Maneiras de Identificar (e Aproveitar) Oportunidades de Negócios
#01. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nas Crises
Períodos de crise podem gerar ótimas oportunidades de negócios quando se analisa a situação com os olhos de um empreendedor.
Você, por exemplo, investiria no setor aéreo logo após o atentado terrorista contra as torres gêmeas de 11 de setembro?
Com certeza a maioria das pessoas não o faria, mesmo que tivesse o dinheiro necessário. Porém, foi exatamente o que fez a companhia aérea Gol.
Enquanto a concorrência cortava gastos e demitia funcionários devido a falta de passageiros – amedrontados com a ameaça terrorista – a Gol fez o oposto e aproveitou para comprar aviões com condições extremamente vantajosas e continuar investindo.
Quando a crise se amenizou e as outras companhias começaram a se estabilizar a Gol já estava lá na frente.
A empresa concluiu que a crise era passageira e que as pessoas voltariam a viajar de avião e, então, decidiu pensar diferente e acelerar enquanto os outros freavam.
O resultado foi ganhar terreno frente à concorrência aproveitando um momento de crise.
Uma crise nos obriga a pensar “fora da caixa” e a tomar decisões que em tempos normais não tomaríamos.
Como já disse Albert Einstein:
Em momentos de dificuldades a imaginação é mais importante que o conhecimento. (Tweet Isso)
É preciso ter criatividade e mente aberta para driblar as dificuldades de uma crise e descobrir uma maneira de aproveitar as oportunidades de negócios que ela pode gerar. Além de persistência para não deixar de acreditar no que está fazendo e desistir no meio do caminho.
Lembre-se que você não precisa esperar uma grande crise mundial para encontrar oportunidades de negócios.
Você pode encontrá-las também em pequenos momentos de dificuldades, como uma desaceleração no segmento em que atua ou um problema pelo qual sua própria empresa está passando.
A próxima vez que passar por um período de crise, portanto, não se desespere.
Pense se a situação atual não esconde boas oportunidades de negócios e lembre-se daquele ditado popular:
Enquanto alguns choram, outros vendem lenços. (Tweet Isso)
#02. Oportunidades de Negócios Disfarçadas na Concorrência
Você pode achar que ter concorrentes é algo nada agradável, mas são eles que nos obrigam a ser cada dia melhores.
A concorrência é um mal necessário que pode despertar muitas oportunidades de negócios.
Vivemos em um mundo globalizado em que as mudanças acontecem cada vez mais rápido, com excesso de concorrência e produtos similares e, por isso, você deve estar sempre aberto a inovações.
Se você não está ocupado reinventando sua empresa, posso garantir que está ficando para trás. – Fujio Cho. (Tweet Isso)
Nos anos 1970 a tradicional indústria relojoeira suíça continuava com sua fabricação cara e artesanal enquanto já sofria com a concorrência de produtos orientais, que eram extremamente baratos.
Desesperadas, duas grandes empresas resolveram se aliar e unir suas forças para enfrentar o “inimigo”.
Copiaram os orientais automatizando a linha de produção, reduziram o número de componentes em cada relógio e substituíram as pulseiras de aço pelas de plástico, sempre cuidando para manter a tradição de qualidade dos relógios suíços.
Além disso, transformaram o relógio que na época era tido como um artigo duradouro – você comprava uma vez e usava o mesmo para a vida toda – num artigo de moda, lançando 2 coleções a cada ano.
Atualmente, de cada 4 relógios vendidos no mundo, 1 é dessa empresa que nasceu por causa de uma ameaça da concorrência, a Swatch.
Portanto, se você está tendo dificuldades por causa da concorrência tenha a disposição e a coragem necessárias para analisar a situação e encontrar novas oportunidades de negócios.
Afinal, se você não reinventar sua empresa por iniciativa própria alguém vai fazer isso por você.
#03. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nas Reclamações de Clientes
Não fique isolado no conforto do seu escritório e tenha uma preocupação constante em atender os desejos de seu consumidor.
Por meio de simples pedidos, sugestões e reclamações de clientes você pode descobrir grandes oportunidades de negócios, encontrar maneiras de melhorar produtos e serviços ou ter aquela ideia que estava procurando para diferenciar sua empresa ou para começar seu próprio negócio.
A Disney, por exemplo, é sinônimo de ótimo atendimento e quem já esteve lá sabe da simpatia, dedicação e comprometimento de todos os atendentes. Mas nem sempre foi assim.
No início dos anos 70 as reclamações de clientes sobre o mal atendimento dos funcionários dos parques só crescia.
A direção, então, foi estudar o que estava acontecendo e descobriu que muitos dos funcionários se sentiam desprestigiados e desvalorizados por ocuparem cargos “baixos”, como faxineiro, pipoqueiro e vendedor de algodão-doce. Eles se sentiam diminuídos perante colegas com cargos mais “altos” (como os sujeitos que ficavam com a cabeça do Mickey).
Para manter todos os colaboradores motivados independentemente da posição que ocupavam tiveram uma grande sacada: em vez de registrar os funcionários numa função específica passaram a contratar todos como “atores”.
Assim, o homem da pipoca não era um “pipoqueiro”, mas sim um ator fazendo o papel de melhor pipoqueiro do mundo.
O treinamento de funcionários passou a se chamar aula de teatro. Sem aviso, os colaboradores podiam ser convidados a desempenhar outros papéis e os atores de maior destaque teriam suas performances reconhecidas.
Nem precisa dizer que a estratégia deu certo.
Siga o exemplo e saia da sua mesa. Vá conversar com seus clientes e escutar o que eles têm a dizer.
Observe como usam seus produtos, quais são suas reclamações e o que eles elogiam.
Além da possibilidade de descobrir oportunidades de negócios disfarçadas você vai, de quebra, melhorar seu atendimento e fidelizar mais clientes.
#04. Oportunidades de Negócios Disfarçadas na Falta de Recursos
Acredite ou não a falta de recursos é um prato cheio para a criatividade. Sejam recursos financeiros, humanos ou de produção.
O gigante McDonald’s é um exemplo de empresa que superou a falta de recursos com uma ideia engenhosa e que até hoje poucas pessoas conhecem.
Se eu te perguntasse qual é a principal fonte de receita do McDonald’s, o que você responderia?
Se sua resposta foi hamburguer, você está errado! O McDonald’s é na verdade uma grande imobiliária.
Na década de 60 a rede já contava com 80 franquias mas estava praticamente falida por causa de um contrato extremamente desvantajoso, que deixava quase a totalidade dos lucros com os franqueados.
Sem conseguir alterar os termos do contrato, o diretor financeiro da rede teve a ideia de arrendar terrenos bem localizados, construir as lojas e alugar para os interessados em novas franquias por um valor até 500% superior aos praticados pelo mercado.
E até hoje é assim.
Dessa maneira o McDonald’s passou a ganhar mais dinheiro e é hoje proprietário dos terrenos mais bem localizados do mundo.
Quando temos capital de sobra fazemos as coisas da mesma maneira que sempre fazemos.
Por outro lado, em ambientes de restrições, com ameaças e pouco dinheiro, apelamos para a imaginação e geramos novas ideias que podem resultar em excelentes oportunidades de negócios. O importante é não se desesperar e manter a calma.
Da próxima vez que você ou sua empresa estiverem vivendo uma situação momentânea de falta de recursos, sejam eles financeiros, humanos ou de qualquer outro tipo, não desanime!
Use suas restrições como um motor para encontrar uma saída.
Veja também: Como Conseguir Dinheiro Para Abrir Empresa
#05. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Problemas com a Equipe
Empresas que não dão ouvidos aos colaboradores, não toleram o erro e não permitem a participação da equipe em suas decisões acabam perdendo grandes oportunidades de negócios, além de pessoas talentosas que compõe sua equipe.
Saiba que se você não der ouvidos a um destes talentos, cedo ou tarde ele pode ir embora e ainda explorar suas melhores ideias por conta própria.
Foi o que aconteceu com Earl, que não aguentava ver tanta sobra de material na linha de produção da empresa em que trabalhava.
Após várias reclamações e provas do desperdício sem que ninguém desse ouvidos a ele, Earl resolveu pedir as sobras ao encarregado que, não vendo motivos para negar, concordou. Afinal, para a empresa aquela sobra não tinha nenhuma utilidade.
A partir desse dia Earl começou a fazer experiências em casa e investiu suas economias até conseguir transformar aquelas sobras de má qualidade em um plástico versátil com a ajuda de uma máquina que projetou.
Acreditando no potencial da sua invenção, Earl Silas Tupper saiu da gigante Du Pont para fundar sua própria fábrica de vasilhas plásticas: a Tupperware, que hoje está presente em mais de 100 países, com vendas líquidas de aproximadamente dois bilhões de dólares.
Para que o mesmo não aconteça com você construa um ambiente em que seus colaboradores se sintam a vontade para revelar suas ideias, sugestões e até mesmo seus erros e esteja sempre aberto e atento para ouvir o que eles têm a dizer.
Além de reter talentos você pode acabar descobrindo grandes oportunidades de negócios através da maior fonte de criatividade e inovação que qualquer empresa possui: a sua própria equipe.
#06. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Erros
Acabamos de falar sobre encontrar oportunidades de negócios em problemas com a equipe e um desses problemas pode ser cometer um erro.
Por mais que você se esforce para evitar um erro eles sempre acontecem e, já que são inevitáveis, por que não tirar algum proveito deles?
Você provavelmente já comeu em uma churrascaria com o sistema de rodízio, mas o que você pode ainda não saber é que este sistema é resultado de um erro. Na verdade, não apenas de um erro, mas de um verdadeiro caos.
O dono de uma churrascaria não sabia mais o que fazer para acabar com o problema de pratos trocados. O número de clientes era tanto que os garçons, mal treinados e sobrecarregados, não tinham condições de atendê-los da melhor maneira.
Quem pedia piranha recebia filé. Quem pedia cupim recebia costela e por aí vai.
Cansado de dar bronca nos funcionários, das reclamações dos clientes e de tentar concertar os erros sem sucesso, o proprietário da churrascaria decidiu se adaptar à confusão e orientou os garçons que servissem de tudo a todos.
Quem saísse da cozinha com uma picanha, passaria por todas as mesas servindo todos os clientes que quisessem picanha e assim por diante.
Assim nasceu o sistema de rodízio, que hoje faz sucesso até fora do Brasil.
Erros significam que alguma coisa saiu diferente do planejado e seguiu por um caminho ainda não conhecido e, exatamente por isso, pode apresentar um benefício também totalmente novo.
Por isso, tente sempre encarar um erro como uma lição.
Busque se adaptar ao erro ou revertê-lo ao seu favor e, se não conseguir fazer nada disso, pelo menos analise a situação e aprenda com ele.
Está Gostando Deste Artigo?
Então insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as próximas dicas e artigos do Arsenal Empreendedor!
#07. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Problemas Pessoais
Encontrar oportunidades de negócios em problemas pessoais é muito mais comum do que você imagina.
Muitas das grandes ideias e empresas surgiram devido a um problema pelo qual seus fundadores passaram ou observaram ao seu redor.
E se você acha que todas estas pessoas eram gênios, está enganado.
A grande maioria era apenas de pessoas comuns que se permitiram ousar e tiveram persistência, iniciativa e, porque não, um pouco de sorte para aparecer com a ideia certa no momento certo.
Elas não deixaram aquela oportunidade passar e souberam aproveitar antes das outras pessoas as mudanças no mundo, no comportamento do consumidor e nos simples acontecimentos ao seu redor.
Qualquer um de nós pode ter grandes ideias e elas podem surgir de qualquer lugar: um bate-papo entre amigos, no ambiente de trabalho, em uma situação do cotidiano e até em uma experiência negativa que tivemos em algum momento.
Foi o que aconteceu com o brasileiro Paulo Fabra após uma viagem de avião.
Ao chegar a seu destino ele descobriu que haviam estourado o cadeado de sua bagagem e furtado vários pertences. Não bastasse isso, já era a segunda vez que isso acontecia e Paulo estava revoltado.
Nem a companhia aérea e nem o pessoal do aeroporto queria se responsabilizar pelo ocorrido e, por isso, ficavam jogando a culpa um para o outro.
Quando voltou para o Brasil contou o incidente para os amigos e comentou que alguém deveria fazer algo a respeito. Um deles, chamado Sérgio Cassettari, respondeu: por que não a gente?
Depois de algum tempo resolveram proteger as malas envolvendo-as com PVC antes de despachá-las e assim nasceu a Protec Bag, hoje presente em diversos aeroportos brasileiros.
Como consumidores, estamos o tempo todo esbarrando em demandas que ainda não foram atendidas.
Pense em quantas vezes você já reclamou de um mau atendimento, de serviços deficientes ou de um produto que poderia ser melhor, por exemplo.
Ou em quantas vezes você imaginou que algo poderia ser feito de uma maneira diferente, melhor ou mais fácil…
Ao se deparar com uma destas situações não fique sentado esperando que outra pessoa encontre uma solução por você.
O seu problema pode ser também o problema de várias outras pessoas e você pode encontrar nele ótimas oportunidades de negócios.
#08. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Fracassos
A grande maioria das pessoas e empresas evita o fracasso a todo custo por ter a crença de que fracassar é apenas sinônimo de derrota e incompetência.
O medo de virar alvo de críticas, deboches ou rejeição está tirando a capacidade das pessoas de ousar e experimentar e as fazendo desperdiçar grandes oportunidades de negócios.
Enxergue o fracasso como uma fonte de aprendizado e uma oportunidade de melhorar, como a Ford fez quando teve seu maior fracasso.
Em 1957 a Ford lançou o Edsel, um carro meticulosamente planejado e que gerou tanta expectativa de sucesso que foi batizado com o nome do filho do fundador, Edsel Ford.
O estilo do Edsel seguia todas as preferências apontadas por pesquisas, a qualidade era de um nível nunca antes visto e, apesar de todos os esforços, o carro foi o maior fracasso da história da indústria americana.
Por outro lado, a Ford soube se recuperar deste episódio, dedicou tempo estudando os motivos do seu fracasso e descobriu onde havia errado.
O lançamento seguinte da companhia foi o Mustang, que vendeu 22 mil unidades em seu primeiro dia de mercado e tornou-se o maior sucesso da indústria automobilística e um ícone americano.
Isso mostra que não dá para ser bem-sucedido sempre e que fracassar é inevitável para quem está buscando o sucesso.
Da próxima vez que fracassar aprenda com sua derrota, identifique as causas do insucesso para evitar um novo tropeço no futuro e lembre-se de que o fracasso é melhor professor que o sucesso.
#09. Oportunidades de Negócios Disfarçadas no Sofrimento
Hoje vivemos uma ditadura da felicidade, por meio da qual precisamos estar sempre felizes e aparentar constante sucesso.
O fato, contudo, é que não há vitória sem dificuldade. Para conquistar alguma coisa ou dar a volta por cima é natural que se esteja por baixo em algum momento.
O sofrimento em si pode não gerar oportunidades de negócios, mas, se prestar atenção, verá que todos os outros exemplos que leu até aqui envolvem algum tipo de sofrimento.
Evite esconder seus erros, ter vergonha do fracasso ou disfarçar o sofrimento quando estiver em uma situação difícil. Agir dessa maneira pode trazer consequências graves.
Por isso, você deve encarar a realidade e aprender a lidar com a situação pela qual estiver passando para ser capaz de encontrar novas oportunidades de negócios.
Não saber reagir a um momento ruim pode impedir que você cresça, que dê a volta por cima ou até fazer com que você sofra em dobro e, principalmente para um empreendedor, isso pode significar o fim.
Como dizem por aí:
as pessoas nunca fracassam, elas simplesmente desistem. (Tweet Isso)
Veja também: 4 Motivos Que Te Impedem de Empreender (E Porque Não Deveriam)
#10. Oportunidades de Negócios Disfarçadas ao Seu Redor
Todo empreendedor está sempre procurando uma forma de alavancar seu próprio negócio ou em busca de uma ideia para seu próximo empreendimento.
O que pouca gente se dá conta, como já disse antes, é que as oportunidades de negócios estão por toda parte: em casa; no trabalho; nas ruas; nas viagens e até mesmo em um momento de lazer, como aconteceu com Adriano Sabino.
Todo fim de semana ele velejava pelos lagos de Brasília e presenciava a preocupação dos pais ao alertarem os filhos que entravam na água, para não irem para o fundo ou para ficarem por perto.
Então, Sabino pensou em criar algo para proteger as crianças e diminuir a preocupação dos pais e se lembrou de uma espuma utilizada na flutuação de veleiros que, mesmo furada ou partida, não afundava.
Com a ajuda da mulher produziu uma espécie de bóia em formato fino e comprido. Estava criado o espaguete ou macarrão de piscina que, com certeza, você já viu por aí.
Para não deixar que as oportunidades de negócios escapem de você esteja sempre atento e observe as pessoas e tudo o que acontece ao seu redor com olhos de empreendedor.
As transformações na sociedade, no comportamento das pessoas, na tecnologia e qualquer acontecimento podem estar escondendo ótimas oportunidades de negócios.
O seu desafio, portanto, é estar atento para conseguir identificar estas oportunidades e, quando isso acontecer, ter iniciativa para colocá-las em prática e não deixar que elas morram por ali.
#11. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nas Fatalidades
É evidente que ninguém deseja passar por uma fatalidade e nem por situações de sofrimento, tristeza ou dor.
Mas, infelizmente, ninguém está livre destes dissabores. Eles fazem parte da vida e acontecem com todo mundo. A grande questão, como sempre, é saber lidar com eles.
São inúmeros exemplos que mostram como algumas fatalidades, em vez de atrapalhar, podem até mesmo gerar oportunidades de negócios.
Foi o que aconteceu com Antônio, um estudante de medicina de 19 anos que perdeu o pai, morto em uma tentativa de assalto à sua padaria.
Em uma solução temporária Antônio se viu obrigado a interromper a faculdade para cuidar do negócio da família até conseguir vendê-lo, o que aconteceu alguns meses depois.
Voltando à faculdade ele percebeu que tinha tomado gosto pelo comércio e decidiu, agora por vontade própria, abandonar novamente a faculdade de medicina e comprar uma lanchonete.
Pouco tempo depois trocou a lanchonete por uma pastelaria e depois por uma pizzaria, até conhecer um cozinheiro árabe e perceber que esfihas, quibes e canudinhos poderiam ocupar um espaço maior no gosto dos brasileiros.
Antônio fez uma parceria com o cozinheiro e, em 1988, inaugurou a primeira lanchonete do Habbib`s.
Tenho certeza que ele trocaria tudo que conquistou apenas para mudar o que aconteceu com seu pai. Por outro lado, se a tragédia não tivesse acontecido, Antônio teria descoberto sua verdadeira vocação ou seria apenas mais um médico?
Portanto, se algum dia você for exposto a uma fatalidade, tragédia ou uma simples adversidade, você pode reagir de duas maneiras:
- não suportar o ocorrido, se deprimir e se tornar uma pessoa amarga e pessimista ou;
- entender que tanto fatos negativos como positivos fazem parte da vida e que se você souber aceitar e reagir da maneira correta pode tirar algo de bom de todos eles.
Como empreendedor, suas chances de sucesso serão muito maiores caso opte pela segunda maneira.
#12. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Ressentimentos
Sentimentos negativos como o ódio, a raiva, o rancor e o ressentimento podem impulsionar a carreira de um empreendedor e também resultar em oportunidades de negócios.
É claro que pode ser um preço alto a se pagar. Podem gerar inimizades, causar problemas de saúde e provocar muito sofrimento. Mas assim como em outros exemplos você pode tirar vantagem da situação e usar todas as mágoas para dar a volta por cima.
Foi o que fez o cartunista Walter quando sofreu a maior “puxada de tapete” da sua vida.
Ele tinha um contrato com uma importante distribuidora de filmes em Nova York para quem havia criado um coelho chamado Oswald que estava fazendo muito sucesso e, justamente por isso, Walter estava trabalhando em um longa-metragem do personagem a pedido da distribuidora.
O que Walter não esperava era que ao viajar para renovar seu contrato com a empresa, ela não apenas o afastaria do filme como convocaria um dos principais animadores da equipe de Walter para tocar o projeto.
Sentindo-se traído e revoltado, Walter alimentava a mágoa de sua ex-parceria e prometeu para si mesmo que criaria um personagem de maior sucesso que o coelho.
Foi assim que Walter Elias Disney criou o Mickey Mouse, personagem que se transformaria na base de seu império.
Agora pergunte-se: se não houvesse sofrido uma traição da distribuidora de Nova York e não estivesse movido pelo desejo de vingança e a necessidade de dar a volta por cima, Walt Disney teria criado o Mickey Mouse? Provavelmente não…
Por isso, se em algum momento você não conseguir dominar as emoções se sentir tomado por sentimentos pouco nobres, não guarde tudo isso dentro de você. Tire vantagem da situação e canalize-os para se superar.
#13. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nas Dificuldades de Mercado
Dificuldades de mercado também podem impulsionar o seu negócio e gerar novas oportunidades de negócios.
Encarar os problemas e as dificuldades como uma oportunidade de melhorar não se trata de otimismo, mas sim da compreensão da realidade e de procurar se adaptar aos fatos.
Até porque desprezar um problema não irá fazer com que ele deixe de existir. Pelo contrário, ele pode persistir, crescer e causar danos ainda maiores.
Foram as limitações, por exemplo, que fizeram a Toyota encontrar seu caminho para a diferenciação e o sucesso, o que aconteceu quando criaram o Sistema da Melhoria Contínua, que hoje é estudado no mundo inteiro e surgiu da mais profunda necessidade.
Em 1946 o Japão estava devastado pela Segunda Guerra. A economia do país estava estagnada, inúmeras indústrias foram destruídas pelos ataques aéreos e havia escassez praticamente de tudo.
A Toyota corria o risco de falência. Não havia demanda no mercado interno e a empresa não tinha condições naquele momento de competir no mercado externo.
Por isso, sua única alternativa foi olhar para dentro, rever sua forma de trabalhar e tentar fazer mais com menos potencializando o que tinha em mãos.
Ela diminuiu resíduos e sobras, utilizou a criatividade dos funcionários, passou a combater obsessivamente o desperdício e ajustou seu foco para o produto final e para o consumidor, dando origem ao novo sistema.
Com criatividade e ousadia é possível driblar qualquer tipo de dificuldade de mercado, mesmo que o problema seja em um segmento diferente do que você atua.
Lembre-se de que foi a Apple, na época apenas uma fabricante de computadores, que mudou a maneira como se consome música criando a iTunes Music Store em um momento em que o mercado da música e as gravadoras começavam a sofrer com a crescente pirataria.
Como em outros exemplos, encontrar oportunidades de negócios nas dificuldades depende da sua atitude perante um problema e da forma como você ou sua empresa vai lidar com a situação.
RECAPITULANDO – CONCLUSÃO:
Se você leu o artigo até aqui posso dizer que você tem grandes chances de identificar as próximas oportunidades de negócios que passarem ao seu lado.
Para que você não esqueça, vamos recapitular as 13 maneiras de como identificar oportunidades de negócios apresentadas neste artigo:
#01. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nas Crises
#02. Oportunidades de Negócios Disfarçadas na Concorrência
#03. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nas Reclamações de Clientes
#04. Oportunidades de Negócios Disfarçadas na Falta de Recursos
#05. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Problemas com a Equipe
#06. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Erros
#07. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Problemas Pessoais
#08. Oportunidades de Negócios Disfarçadas no Fracasso
#09. Oportunidades de Negócios Disfarçadas no Sofrimento
#10. Oportunidades de Negócios Disfarçadas ao Seu Redor
#11. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nas Fatalidades
#12. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nos Ressentimentos
#13. Oportunidades de Negócios Disfarçadas nas Dificuldades de Mercado
Lembre-se: o que diferencia as pessoas que conseguem aproveitar as oportunidades de negócios das que não conseguem é que elas encaram as situações de uma maneira diferente da grande maioria.
Elas usam as adversidades a seu favor, têm iniciativa para ir atrás do que acreditam e mantém a mente e os olhos abertos para o que acontece ao seu redor. Além, é claro, de um pouco de criatividade e, algumas vezes, sorte.
Agora, não esqueça de deixar seu comentário sobre este artigo logo abaixo. Afinal, após ler mais de 4.300 palavras você deve ter algo a dizer.
Deixe sua opinião, conte sobre oportunidades de negócios que você conseguiu identificar (ou sobre as que perdeu) e colabore com sua opinião para ajudar quem possa estar passando pela mesma experiência que a sua.
Também não esqueça de assinar nossa lista para receber as próximas dicas e artigos do Arsenal Empreendedor por email.
Este artigo foi baseado no livro Oportunidades Disfarçadas, que mostra casos reais, inspiradores e muito interessantes sobre diversas pessoas e empresas que souberam transformar problemas e adversidades em grandes oportunidades de negócios.
Além de todos os ensinamentos é uma leitura muito agradável e os casos apresentados são ótimos.
Se tiver interesse compre o livro aqui. Eu recomendo a leitura!