Tempo de leitura: 24 minutos
Como Validar Ideias de Negócio. Existem basicamente duas maneiras de se começar um negócio.
Você pode passar meses fazendo um planejamento, estudando o mercado e seus concorrentes, desenvolvendo seu produto e indo atrás do dinheiro necessário para investir no seu negócio.
Ou você pode começar validando sua ideia de negócio.
Pessoalmente, não vejo nenhum beneficio em começar um negócio da primeira maneira. É demorado, caro e os riscos são muito maiores.
O que acontece, contudo, é que a grande maioria das pessoas fica “cega” com sua ideia, acredita que ela é perfeita e que não tem como dar errado. Então simplesmente pulam a etapa da validação.
Não é raro que elas acabem se frustrando ao descobrirem que o novo negócio não está dando certo mesmo depois de tanto trabalho.
Veja Também: Treinamento Online “Como Começar Um Negócio Do Zero”
Existem também aquelas que não sabem o que é validar uma ideia de negócio ou como fazer isso e, por último, as que acreditam que não há nenhuma maneira de validar sua ideia de negócio.
A não ser que você queira começar um negócio extremamente tradicional como uma panificadora, por exemplo, possivelmente existe sim alguma maneira de validar sua ideia de negócio. Você apenas não sabe como fazer isso.
Para isso, contudo, você vai ter que deixar de lado alguns ensinamentos tradicionais sobre como começar um negócio e abrir sua mente para o método de validação de ideias de negócio. Garanto que não vai se arrepender.
Continue lendo este artigo para aprender:
#01. O que é validar uma ideia de negócio;
#02. Porque você deve validar uma ideia de negócio antes de começar um novo negócio;
#03. Quais são os objetivos e a importância de validar uma ideia de negócio;
#04. Como validar uma ideia de negócio;
#05. O que fazer depois de validar uma ideia de negócio.
Você também pode baixar gratuitamente o eBook “Como Validar Ideias De Negócio – O Primeiro Passo Para Tirar Sua Ideia De Negócio Do Papel” e ter todo este conteúdo sempre disponível para sua consulta. Para baixar o eBook grátis, clique aqui.
O Que É Validar Uma Ideia De Negócio?
(Fonte da Imagem: Dollar Photo Club)
Gosto de comparar a validação de uma ideia de negócio a fazer um test-drive antes de comprar um carro.
Você faz o test-drive em um carro para conhecê-lo melhor antes de pagar por ele.
Vai até a concessionária, analisa cada detalhe, sai dar uma volta para ver como se sente dirigindo, verifica os aspectos que são mais importantes para você e avalia se é o carro ideal para suas necessidades.
Apenas após todas estas etapas você decide se vai comprar o carro e, mesmo que opte por não fazê-lo, não vai ter gasto o seu dinheiro, apenas um pouco de tempo.
Quando você está começando um negócio deveria seguir o mesmo princípio.
Assim como você não paga por um carro antes de conhecê-lo melhor, você não deveria investir seu dinheiro para começar um negócio sem ter algum indício de que ele vá dar certo. (Tweet Isso)
Em outras palavras:
Validar uma ideia de negócio é TESTAR sua ideia para descobrir se ela pode realmente se transformar em um bom negócio investindo o mínimo possível do seu tempo e do seu dinheiro no processo. (Tweet Isso)
Lembre-se que são vários fatores que compõe a sua ideia e para que ela se torne um negócio de sucesso o ideal é que cada um deles seja validado, seja de forma conjunta ou separadamente.
Você deve validar:
- O problema (a necessidade/desejo que você quer solucionar): Você está resolvendo um problema real para outras pessoas? Querem resolver este problema? Qual é exatamente este problema?
- Seus clientes: Quem são as pessoas que querem resolver o problema? Existem pessoas suficientes? Como elas resolvem o problema atualmente?
- Sua solução (seu produto/serviço): Como seus clientes querem resolver o problema? Eles consideram sua solução adequada? Pagariam por ela? Quanto pagariam?
A razão de validar estes três aspectos é que todos eles precisam estar alinhados para que seu novo negócio dê certo.
De nada adianta, por exemplo, criar um produto que ninguém quer ou solucionar um problema que nem existe. Da mesma maneira que pouco adianta criar um produto que alguém queira mas não saber quem são estas pessoas.
Interesse X Aceitação: Qual é a Diferença?
Também é importante entender a diferença entre o INTERESSE que determinado público tem por sua ideia e a ACEITAÇÃO pela solução que você quer oferecer.
Há uma enorme diferença entre alguém se interessar por seu produto ou serviço e alguém realmente colocar a mão no bolso para comprá-lo.
Imagine que você teve a ideia de criar um serviço de aluguel de mesas e cadeiras para festas e eventos.
O primeiro passo seria validar o interesse pelo seu serviço, ou seja, descobrir se existem pessoas suficientes que querem resolver este problema (e quem são estas pessoas).
Já o segundo passo seria validar a aceitação pelo serviço, ou seja, descobrir se estas pessoas realmente pagariam por esta solução.
Você poderia descobrir, por exemplo, que existem pessoas que precisam de mesas e cadeiras mas que elas preferem comprar ou pegar emprestado de amigos e familiares e não pagariam para alugá-las.
Validar a aceitação do seu produto/serviço vai evitar que você tenha algo que gere interesse em seu público mas pelo qual ninguém esteja disposto a pagar.
Veja Também: Como Gerar Ideias de Negócio Absolutamente Perfeitas Para Você
Por que é Importante Validar Minha Ideia De Negócio?
(Fonte da Imagem: Dollar Photo Club)
Como disse no início do artigo, validar uma ideia de negócio proporciona uma série de benefícios, dentre eles:
# Você Vai Testar Seu Negócio
Validar uma ideia de negócio vai te permitir descobrir se ela pode realmente se tornar um bom negócio investindo o mínimo possível do seu tempo e do seu dinheiro.
Como disse acima, o test-drive é uma maneira rápida e barata de você decidir se deve ou não comprar o carro.
Quando você está começando um novo negócio você deve descobrir uma maneira de fazer um “test-drive” em seu negócio para decidir se vale a pena investir mais tempo e dinheiro para colocar sua ideia em prática.
Tenha em mente, contudo, que o objetivo de validar uma ideia de negócio não é vender milhões do dia para a noite, é conhecer seu negócio e descobrir suas chances de sucesso.
Acredite, é muito melhor fazer isso do que gastar todo seu dinheiro para, apenas depois, descobrir que você estava errado e que sua ideia não era tão boa assim.
# Você Vai Conhecer Melhor o Seu Negócio
Muitas vezes o que você está pensando sobre seu negócio está “errado” ou sua ideia precisa de modificações para dar certo.
Na verdade, este é o cenário mais comum e é um dos principais motivos de tantas pessoas falharem ao começar um novo negócio.
Dificilmente sua ideia inicial vai ser exatamente igual ao que você vai colocar em prática.
Isso porque você ainda não sabe nada sobre ela e pode estar errado em vários pontos diferentes, inclusive naqueles que você nem sequer sabia que existiam ou que poderiam influenciar o seu negócio.
Ao validar sua ideia você vai estar conhecendo melhor o seu negócio e todos os aspectos que o influenciam, além de descobrir quem são seus futuros clientes e entender a solução que eles querem.
Desta forma você vai ser mais capaz de entregar o que ELES desejam.
# Você Vai Ter Uma Oportunidade Para Adaptar ou Modificar Sua Ideia
Ao começar um negócio sem validar sua ideia e descobrir que estava errado você vai ter muito mais dificuldade para concertar seus erros, ao contrário do que acontece quando você faz a validação.
Ao fazer a validação você vai estar conhecendo melhor o seu negócio e vai conseguir identificar os pontos em que estava certo e os pontos em que estava errado.
Assim vai ter tempo de adaptar sua ideia ou até modificá-la, caso seja necessário, antes que isso prejudique ou até mesmo inviabilize seu negócio.
# Você Vai Diminuir Drasticamente Seus Riscos
Qualquer investimento que você faz envolve uma série de riscos.
Investir na bolsa de valores envolve correr riscos, comprar um carro envolve correr riscos, começar um novo negócio envolve correr riscos.
Ao validar sua ideia de negócio você estará minimizando drasticamente os seus riscos:
- Risco Financeiro:
Para validar uma ideia de negócio você não precisa (e nem deve) gastar muito dinheiro e, caso sua ideia não dê certo, você evita perder todo o dinheiro que investiria começando um negócio da maneira “tradicional”.
- Risco/Custo de Oportunidade:
Validar uma ideia de negócio é rápido e evita que você gaste meses planejando e colocando em prática um negócio que não vai dar certo enquanto poderia estar usando seu tempo em outra coisa (ou outro negócio). Como dizem: tempo é dinheiro (e ao contrário deste, nunca mais volta).
- Risco Psicológico:
Começar um negócio envolve um alto nível de ansiedade e estresse.
Ficar meses planejando e investir muito dinheiro em seu negócio sem ter nenhum tipo de retorno só piora a situação.
Por outro lado, você consegue validar uma ideia de negócio em pouco tempo, com pouco dinheiro e ainda pode começar a ter um retorno mais rápido. Seja este retorno negativo ou positivo, ele faz com que você mantenha seu lado emocional controlado, o que é muito importante.
Agora que você já sabe o que é validar uma ideia e os benefícios da validação para começar um negócio do zero, vamos falar sobre COMO validar uma ideia de negócio.
Está Gostando Deste Artigo?
Então insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as próximas dicas e artigos do Arsenal Empreendedor!
Como Validar Minha Ideia de Negócio?
(Fonte da Imagem: Dollar Photo Club)
Antes de continuar lembre-se qual é o objetivo de validar uma ideia: descobrir se a sua ideia pode se tornar um bom negócio investindo o mínimo possível do seu tempo e do seu dinheiro no processo. (Tweet Isso)
É muito importante que você sempre saiba O QUE está validando e PORQUE você está fazendo isso. Caso contrário você vai ter um monte de informações mas não vai saber como usá-las.
Você quer validar um problema? Seus clientes? O interesse no seu produto ou serviço? A aceitação de seus clientes pelo produto/serviço que você quer oferecer?
Se você não souber onde quer chegar dificilmente vai conseguir a resposta que procura.
Com isso em mente, saiba que assim como não há um manual definitivo para começar um negócio também não há uma “regra” de como validar ideias de negócio.
Tudo vai depender do tipo de negócio que você quer começar e do que você quer validar.
A seguir vou apresentar algumas estratégias de como validar ideias de negócio e indicar algumas ferramentas que vão ser úteis neste processo.
Muitas vezes estas estratégias são complementares e você pode usá-las em conjunto sem problema nenhum.
Mas lembre-se de que você não precisa se prender à elas e que pode encontrar maneiras melhores para validar sua ideia dependendo do negócio que quer começar.
Veja Também: Como Conseguir Dinheiro Para Abrir Empresa
4 Estratégias Para Validar Uma Ideia De Negócio
(Fonte da Imagem: Dollar Photo Club)
O objetivo aqui não é explicar detalhadamente o passo a passo de como validar uma ideia de negócio em cada uma das estratégias que vou apresentar.
Quero apenas que você entenda como é possível validar uma ideia de negócio e também apresentar algumas das estratégias mais utilizadas.
Para que você consiga compreender com maior facilidade vou usar em cada uma das estratégias apresentadas o mesmo exemplo: como validar a ideia de negócio de alugar mesas e cadeiras para festas e eventos.
#01. Crie Uma Landing Page
Uma das maneiras mais comuns de validar uma ideia de negócio, e também uma que uso bastante, é criar uma Landing Page. É fácil, rápido e cumpre sua função.
A diferença entre uma Landing Page e um site comum é que você pode fazer uma landing page em poucos minutos sem entender nada de programação ou design com a ajuda de alguns softwares como: Unbounce, LanderApp ou LaunchRock.
Sua Landing Page deve conter apenas as informações principais que você deseja passar ao seu cliente, além de uma “chamada para ação” que pode ser cadastrar o email, preencher um formulário, fazer um download e até comprar seu produto ou serviço. Vai depender do que você está validando.
É importante que quem visite sua Landing Page entenda rapidamente o que você quer transmitir. Ou seja, qual é o problema que você está resolvendo e como você pretende fazer isso. Por isso contenha o impulso de incluir muitas informações.
Uma Landing Page pode ser composta, por exemplo, apenas de uma chamada (título), uma breve descrição do seu produto/serviço e um campo para coletar o email das pessoas interessadas.
Se você usar a Landing Page para criar uma lista de emails é importante usar um bom software de email marketing, como o Mailchimp. Assim conseguirá manter as pessoas que tiveram interesse informadas sobre o lançamento e eles podem se tornar seus primeiros clientes.
– Exemplo: Landing Page
Você poderia criar uma landing page oferecendo o aluguel com um formulário para que o interessado solicite um orçamento (validação de interesse) ou faça uma pré-reserva (validação da aceitação).
Mesmo que você não tenha as mesas para alugar, você pode retornar o contato dizendo que não há disponibilidade para a data deseja ou algo desse tipo. O que importa neste momento é validar sua ideia.
#02. Faça Um Vídeo
Outra estratégia que vem sendo cada vez mais utilizada e se mostrando muito eficaz é a utilização de vídeos do seu produto ou serviço.
Os vídeos quase sempre estão dentro de uma landing page e esta é a melhor maneira pois te permite, além de apresentar seu vídeo, incluir informações adicionais e, ainda mais importante, uma chamada para a ação, como um formulário de cadastro.
Vídeos são muito eficazes quando são utilizadas técnicas de storytelling, na qual o objetivo do vídeo é “contar uma história” sobre a utilização do seu produto ou serviço.
Seu vídeo não precisa ser um vídeo profissional. Já existem algumas startups que realizam este serviço por um custo acessível e outras, como o Powtoon e o GoAnimate permitem que você mesmo faça uma animação em vídeo.
O serviço de armazenagem nas nuvens Dropbox, por exemplo, foi validado através de um vídeo.
Como desenvolver a tecnologia necessária era muito custoso e demorado o fundador do DropBox fez um vídeo para explicar como o serviço iria funcionar. Só depois de ter uma grande aceitação partiu para o desenvolvimento da tecnologia.
– Exemplo: Vídeo
Você poderia fazer um vídeo ou uma animação seguindo mais ou menos este roteiro:
Ana vai dar uma festa de aniversário para seu filho mas percebe que não vai ter lugar em sua casa para todos os convidados (problema). Como uma boa anfitriã, fica desanimada e preocupada que os convidados não se sintam a vontade (público). Então Ana descobre o seu serviço e vê que seu problema acabou (solução). No final, seu serviço salva a festa do filho da Ana e todos ficam felizes.
#03. Converse Com Outras Pessoas
Você também pode simplesmente perguntar para outras pessoas sobre sua ideia de negócio através de pesquisas, questionários, entrevistas ou simples bate-papos, mas tenha muito cuidado ao fazer isso.
Esta forma de validação é mais indicada quando você está validando o problema ou conhecendo melhor seus clientes.
Não indico que você a use para validar o interesse ou a aceitação por seu produto/serviço.
De qualquer forma, conversar com outras pessoas sempre trará contribuições valiosas sobre a sua ideia de negócio.
Caso você opte por fazer uma pesquisa ou entrevista “a distância” você pode usar o SurveyMonkey ou um simples formulário do GoogleDocs mas mesmo que faça isso não dispense a conversa cara a cara.
– Exemplo: Pesquisa
Você poderia fazer uma pesquisa no SurveyMonkey para descobrir se o problema que você quer resolver realmente existe. Ou seja, perguntar se as pessoas realmente precisam alugar mesas e cadeiras, em que situações elas fazem isso, como elas solucionam este problema atualmente (sem o seu serviço), etc.
#04. Venda O Que Você Não Tem (Ainda)
Gosto muito desta estratégia de validação porque ao mesmo tempo em que você está validando sua ideia você também estará colocando ela em prática, mesmo que em uma escala bem reduzida.
O conceito é simples.
Ao invés de produzir seu produto ou estruturar seu serviço para só depois vendê-lo, você faz exatamente o oposto: vai vender seu produto ou serviço e apenas depois que comprarem você se preocupa em produzí-lo.
Não são todas as ideias que permitem esta forma de validação mas sempre que possível faça isso.
Você pode criar anúncios para divulgar o seu negócio em plataformas como o Google Adwords, Facebook e até mesmo em marketplaces como Mercado Livre, Bom Negócio e OLX.
Eu uso bastante esta estratégia também para lançar novos produtos em meus negócios.
O conceito é o mesmo: saber se o público vai comprar seu produto/serviço antes mesmo de produzí-lo.
Além de validar sua ideia você pode até usar o dinheiro de seus próprios clientes para começar seu negócio (já falei sobre isso neste artigo).
– Exemplo: Utilizando Anúncios
Você poderia fazer um anúncio e apenas depois que alguém contratar o serviço você vai atrás das mesas e cadeiras, seja comprando, usando as que tem em casa ou alugando de algum conhecido para “relocar” para seu cliente. Quando o volume começar a aumentar você investe em suas próprias mesas e cadeiras.
Veja Também: 6 Ferramentas Indispensáveis Para Tirar Sua Ideia Do Papel (+5 Ferramentas Bônus)
Algumas Dicas Para Validar Ideias De Negócio:
Como um bônus para você que leu o artigo até aqui, quero passar algumas dicas para te ajudar a validar sua ideia de negócio.
- Comece validando os aspectos mais críticos para o sucesso do seu negócio, aquele que se não funcionar vai inviabilizar a sua ideia.
- Não tenha vergonha de lançar sua ideia. Seu vídeo não é igual um trailer de filme? Sua landing page não é a mais bonita da internet? Não tem problema! O objetivo é validar ideias de negócio e não ter o melhor vídeo e a melhor landing page.
- Sempre aproveite para criar sua base de clientes enquanto estiver validando uma ideia. Se fizer uma landing page, tenha um campo para coletar email, se fizer uma pesquisa colete os principais dados de quem respondeu. Eles podem se tornar seus primeiros clientes.
- Chega uma hora em que você precisa tomar a decisão de continuar ou de passar para a próxima. Defina um prazo final para sua validação para evitar que seu futuro negócio se torne uma eterna landing page.
- Muitas pessoas validam suas ideias com um MVP (mínimo produto viável). Muitas vezes dá certo mas criar um MVP requer tempo e dinheiro. Por isso eu considero o MVP um passo seguinte à validação e não a validação em si.
- Se você está validando uma ideia para um produto digital como um software, por exemplo, não se preocupe em automatizar os processos na etapa de validação. Faça o que for possível de forma manual ou offline para que sua validação seja mais rápida e barata.
- Determine uma métrica para a sua validação. Você pode usar: quantidade de visitas na landing page X quantidade de cliques ou cadastros; quanto você gastou nos anúncios X quanto você faturou; quantas visitas/reuniões x quantos clientes conquistados; quantos reais investidos em propaganda X quantos clientes ou faturamento, etc.
- O melhor resultado de uma validação é conseguir clientes ou usuários de forma consistente.
O Que Fazer Após Validar Uma Ideia de Negócio?
O resultado da sua validação vai te fornecer várias informações sobre o seu negócio e vai te indicar qual caminho você pode seguir:
- Continuar Com O Negócio:
Se sua validação mostrou que seu negócio vai dar certo você pode começar a pensar em fazer ele crescer ou ganhar escala.
É hora de definir seu modelo de negócio e “desenhar” seu CANVAS, melhorar seu produto ou desenvolver um MVP baseado no feedback dos clientes, melhorar seu site ou landing page, aumentar a verba de marketing, etc.
Veja Também: Business Model Canvas: O Que é e Como Funciona o CANVAS
- Adaptar ou Modificar Sua Ideia:
Você pode perceber que alguma mudança é necessária para que o negócio funcione.
Seu público pode ser diferente do que você estava pensando, podem querem uma solução diferente ou seu produto/serviço precisa de alguma adaptação. Neste caso, identifique o que deu errado e repita o processo de validação.
- Partir Para a Próxima:
Você também pode perceber que simplesmente estava errado e que sua ideia não vai dar certo, pelo motivo que for.
Pode ser que o problema que você imaginou não seja um problema para outras pessoas, que ninguém esteja disposto a pagar por sua solução ou, ainda, que não valha a pena o investimento necessário.
Os motivos de uma ideia não dar certo podem ser vários, o importante é que você vai descobrir isso da maneira mais rápida e barata possível.
Baixe o eBook Grátis: Como Validar Ideias De Negócio
Este artigo deu origem ao eBook “Como Validar Ideias De Negócio – O Primeiro Passo Para Tirar Sua Ideia De Negócio Do Papel”.
Este eBook é o primeiro de minha autoria para o Arsenal Empreendedor e está disponível gratuitamente aqui neste link.
É só fazer o download para ter todo este conteúdo a sua disposição e consultá-lo sempre que precisar.
CONCLUSÃO – RECAPITULANDO:
(Fonte da Imagem: Dollar Photo Club)
Se você leu este artigo até o final e aplicar o que aprendeu em seu próximo negócio posso dizer que suas chances de criar um produto ou serviço que dê certo serão muito maiores.
Eu já comecei um negócio sem validar a minha ideia e, apesar de ter dado certo, eu gastei muito mais dinheiro do que o necessário e levei muito mais tempo para colocar a ideia em prática e começar a ter retorno.
Se na época eu soubesse o que era validar uma ideia de negócio e como fazer isso com certeza teria feito as coisas de outra maneira e meus resultados teriam sido bem melhores.
Agora, para relembrar tudo o que falei sobre validar ideias de negócio neste artigo, vamos recapitular os pontos principais:
– O que é validar uma ideia de negócio?
Validar uma ideia de negócio é TESTAR sua ideia para descobrir se ela pode realmente se tornar um bom negócio investindo o mínimo possível do seu tempo e do seu dinheiro no processo. (Tweet Isso)
– Porque é Importante Validar Minha Ideia De Negócio?
# Você vai TESTAR a sua ideia;
# Você vai conhecer melhor o seu negócio;
# Você vai conseguir adaptar ou modificar sua ideia;
# Você vai diminuir drasticamente seus riscos ao começar um novo negócio, sejam eles financeiros, de oportunidade ou psicológicos.
Como Validar Minha Ideia de Negócio?
Assim como não há um manual definitivo para começar um negócio também não há uma “regra” de como validar ideias de negócio. Você pode:
#01. Criar Uma Landing Page
#02. Fazer Um Vídeo
#03. Conversar Com Outras Pessoas
#04. Vender o que você não tem (ainda)
Considerações Finais:
Infelizmente não é possível falar tudo sobre validar ideias de negócio em apenas um artigo.
De qualquer forma, fique a vontade para tirar qualquer dúvida, dar sua contribuição ou nos contar se você já validou uma ideia de negócio (e como fez) deixando um comentário logo abaixo.
Após ler um artigo com quase 4.000 palavras você deve ter algo à acrescentar, certo?
E não esqueça de baixar gratuitamente o nosso eBook Como Validar Ideias De Negócios para ter este conteúdo sempre a sua disposição.