Tempo de leitura: 10 minutos
Você acredita que é possível aprender a empreender?
Muito se discute sobre essa questão e, enquanto alguns dizem que é sim possível aprender a empreender, outros sustentam que algumas pessoas já nascem com certos “requisitos” necessários para ser um empreendedor.
Se você está curioso, vou adiantar a minha opinião: acredito que sim, é possível aprender a empreender e que qualquer pessoa pode ter seu próprio negócio e ser um empreendedor se for realmente isso que ela deseja.
Ao mesmo tempo entendo os que falam destes “requisitos” que já nascem com algumas pessoas, ainda que com algumas ressalvas. Deixe-me explicar:
Para empreender é necessário uma junção de dois fatores, que vou chamar de:
Fatores Técnicos e Fatores Comportamentais e de Personalidade
Fazem parte dos fatores técnicos o conhecimento, as habilidades e competências necessárias para se administrar um negócio. Podemos incluir aqui tarefas referentes (mas não limitadas) à finanças, marketing e vendas, produção, logística, gestão de pessoas, etc.
Ninguém nasce sabendo este tipo de coisa e todas podem ser aprendidas, seja dentro de uma sala de aula ou na prática.
Tudo isso, porém, não é suficiente para ser um bom empreendedor. Aliás, esta é a parte mais fácil.
Um empreendedor precisa também ter muita força de vontade, iniciativa, motivação, resiliência, saber lidar com adversidades e frustrações, dentre várias outras coisas que chamarei aqui de fatores comportamentais e de personalidade.
Provavelmente são por estes fatores que algumas pessoas dizem que “um empreendedor já nasce um empreendedor”.
Realmente não se aprende isso na escola, mas acredito que estes fatores comportamentais e de personalidade possam ser desenvolvidos ou acabar “surgindo” com uma mudança de mentalidade ou de perspectiva da própria pessoa.
Empreender é questão de perfil
Créditos da Imagem: Dollar Photo Club
Mesmo sendo possível aprender a empreender, a verdadeira questão é: você realmente quer ter seu próprio negócio?
Você tem este perfil? Mesmo sabendo que pode aprender TUDO o que é necessário para ser um empreendedor, isso é realmente o melhor para você?
Se você está feliz e satisfeito trabalhando como empregado de uma empresa, ganhando um bom salário, benefícios e décimo terceiro, com direito a um mês de férias para viajar e passar um tempo de qualidade com sua família não vejo problema algum em você continuar dessa forma. Essa é a realidade da enorme maioria das pessoas.
Mas também existem pessoas que não se satisfazem com esse estilo de vida, pelos mais variados motivos.
Algumas querem ganhar muito dinheiro, outras querem mudar o mundo e ajudar outras pessoas e há também aquelas que querem apenas mais tempo e qualidade de vida para aproveitar a vida.
O motivo não importa, o que importa é entender e aceitar que assim como existem pessoas que estão satisfeitas vivendo a chamada “corrida de ratos” existem também aquelas que não se conformam com essa situação e tem um desejo enorme de fazer a diferença e ditar o rumo da própria vida.
Está Gostando Deste Artigo?
Então insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as próximas dicas e artigos do Arsenal Empreendedor!
Como Aprender a Empreender? Abra Uma Empresa!
É evidente que a educação formal vai te ajudar a adquirir ao menos alguns dos conhecimentos técnicos necessários para ser um empreendedor e ter seu próprio negócio.
Mas você não vai apreender a empreender, de fato, em uma universidade.
A educação formal (leia-se escola, universidade, pós-graduação e afins) nunca vai ser suficiente ou, muito menos, obrigatória para se tornar um empreendedor.
Até porque ser empreendedor não exige um diploma, uma profissão específica e nem mesmo requer que você tenha qualquer tipo de educação formal.
É só buscar algumas histórias de empreendedores de sucesso que você vai ver que muitos abandonaram a faculdade ou nem mesmo tinham estudo formal (não estou incentivando que você faça o mesmo).
Tudo isso deixa muito claro que qualquer pessoa pode ser dona do seu próprio negócio e ser um empreendedor, basta correr atrás do que se deseja.
Mas se a educação formal não é suficiente, como você vai aprender a empreender? Minha opinião é: comece um negócio!
Isso mesmo, nada melhor do que se tornar um empreendedor para aprender a empreender. Afinal, como você vai aprender a nadar fora da água? (Tweet Isso)
Não estou dizendo para você gastar todas as suas economias, pegar um empréstimo no banco e gastar milhares de reais abrindo uma empresa.
Comece um “mini negócio” com o simples objetivo de aprender a empreender.
Créditos da Imagem: Dollar Photo Club
Não precisa ser o negócio dos seus sonhos. Faça algo simples, que você possa administrar mesmo se ainda tiver um emprego.
Assim como alguém que quer começar a investir em ações dá o primeiro passo “brincando” com simuladores da bolsa de valores, sem dinheiro real, comece um negócio para você “brincar” de ter sua própria empresa.
Essa é a única maneira de descobrir se você realmente tem o perfil para ser um empreendedor e a melhor forma para aprender a ser um.
Você vai aprender a administrar um negócio, vender, controlar as finanças, lidar com clientes e até mesmo ver como se sente e como você vai lidar com as adversidades que vai encontrar pelo caminho.
E se você acha isso ridículo, lembre-se de quando brincava de ser um ator, um jogador de futebol ou mesmo um astronauta.
Ninguém achava ridículo até você crescer e seus pais te falarem que ser astronauta era legal, mas muito difícil. Que era melhor para você estudar e conseguir um emprego estável e com carteira assinada.
Eles não tem culpa, afinal foram criados para fazer parte da “corrida de ratos”. Mas você está tendo a oportunidade de pensar diferente e adotar uma outra mentalidade sobre tudo isso.
Se você não pretende ser a pessoa que vai “matar” os sonhos dos seus filhos, por que ser a pessoa que vai matar seus próprios sonhos? Permita-se brincar de ter seu próprio negócio!
Aqui mesmo no Arsenal Empreendedor você encontra muito conteúdo que pode te ajudar a criar um negócio, mesmo sem gastar muito dinheiro, veja alguns:
- Ou clique aqui para ver todos os nossos artigos e ver qual pode te ajudar
O Aprendizado Nunca Acaba
Também tenha sempre em mente que empreender não é uma ciência. Ninguém nunca está 100% preparado para começar e muito provavelmente nunca estará. (Tweet Isso)
Por isso sinta-se a vontade para criar seu “mini negócio”, mas não tão a vontade que você não saia mais do lugar.
Chega uma hora que a “brincadeira” precisa ficar séria, seja levando seu “mini negócio” a um outro nível ou criando um novo negócio, dessa vez pra valer.
E quando essa hora chegar pode ser que você ainda não tenha plena confiança em sua própria capacidade, o que é completamente normal.
Empreendedores estão sempre buscando maneiras de continuar aprendendo e se desenvolvendo. Eles nunca param de “aprender a empreender”.
E como eles fazem isso?
Existem diversas maneiras de se atualizar, se desenvolver e aprender a empreender. Veja algumas delas:
- Livros, Sites e Blogs sobre empreendedorismo e negócios
- Podcasts sobre empreendedorismo e negócios
- Cursos específicos sobre o assunto que você deseja aprender
- Troca de experiências com outros empreendedores
- Ter um mentor para sua carreira empreendedora ou para seu negócio
- Estudar “cases” de outras empresas
- Participar de Feiras e Eventos
- Filmes e Biografias
- E, é claro, a boa e velha prática do dia a dia
Como disse, estas são apenas algumas das maneiras de aprender a empreender. Você com certeza encontrará outras ou ao menos a(s) sua(s) preferida(s).
E não ache estranho, empreendedores são assim mesmo. Buscam novos aprendizados em TUDO que eles fazem, mesmo em hobbies ou atividades de lazer.
CONCLUSÃO – RECAPITULANDO
Créditos da Imagem: Dollar Photo Club
Meu objetivo com este artigo é revelar minha opinião sobre a questão: “É possível aprender a empreender?” além de te incentivar a começar o seu próprio negócio sem ter medo de que a suposta falta de conhecimento te impeça.
Como disse, para empreender é necessário uma junção de dois fatores: os fatores técnicos, compostos por seus conhecimentos, habilidades e competências, e fatores comportamentais e de personalidade como: iniciativa, força de vontade e sua própria mentalidade.
Deixei claro no início do artigo que acredito sim ser possível aprender a empreender.
Mas mais que isso, deixei claro que a verdadeira pergunta que você deve se fazer antes de começar não é se é possível aprender a empreender e sim se você tem o perfil para ser um empreendedor.
Mas Como Aprender a Empreender?
Você não vai aprender a empreender, de fato, através apenas da educação formal.
Para aprender a empreender, nada melhor do que se tornar um empreendedor.
Comece um “mini negócio” para você aprender os aspectos básicos de criar e administrar um negócio e, quando se sentir mais a vontade e ter certeza de que você tem perfil empreendedor, passe para o próximo nível.
E tenha em mente que você nunca estará 100% preparado e que deve continuar sempre “aprendendo a empreender”, seja através de livros, cursos, sites e blogs ou mesmo tendo um mentor para sua carreira ou para seu negócio.
E o que você acha? É possível aprender a empreender?
Espero que tenha esclarecido suas dúvidas sobre a possiblidade de se aprender a empreender.
Repito que esta é a minha opinião pessoal e que não há nada de errado você não concordar com ela. Neste caso, deixe um comentário abaixo e vamos conversar sobre isso!
Também sinta-se a vontade para deixar um comentário caso você tenha alguma dúvida ou queira apenas falar o que achou do artigo e da minha opinião sobre o assunto.
E, é claro, não perca a oportunidade de “aprender a empreender” e continuar se desenvolvendo e se cadastre aqui para receber nossas dicas por email!
Pingback: [Artigo] É Possível Aprender a Empreender? » CAPIVALLEY()