Tempo de leitura: 11 minutos
Escolher o nome da marca de uma empresa é uma mistura de arte e ciência e também uma decisão difícil para qualquer pessoa que esteja iniciando um negócio.
Ter medo de errar na hora de escolher o nome da marca da sua empresa é normal e não é uma loucura ou um capricho do empreendedor. Afinal, ele pode sim interferir e até prejudicar o sucesso do seu negócio.
Veja também: 4 Perguntas Para Saber Se Sua Ideia de Negócio Vai Dar Certo
Eu mesmo já passei por isso e sei como a escolha de um nome inadequado pode prejudicar o negócio ou, no mínimo, tornar as coisas um pouco mais difíceis e trabalhosas.
Escolher o nome da marca da sua empresa, portanto, pode ser uma tarefa bastante difícil e apesar de não existir uma regra que garanta o sucesso ou o fracasso de um nome podemos listar algumas dicas para te ajudar nesta árdua missão.
[Vídeo] Como Escolher O Nome Da Sua Marca?
Neste vídeo você vai encontrar um resumo das 07 dicas para escolher o nome da marca da sua empresa.
Caso tenha interesse em entender as dicas um pouco mais a fundo e também conhecer exemplos reais sobre nomes de marcas, sugiro que também leia o restante do artigo!
Clique aqui para se cadastrar em nosso Canal do YouTube e ser avisado sobre os próximos vídeos.
Como Escolher o Nome da Marca da Minha Empresa?
#01. Não Comece Escolhendo O Nome Da Marca!
É isso mesmo! Escolher o nome da marca da sua empresa não é a primeira coisa que você deve fazer.
Isso porque o nome da sua marca vai refletir vários aspectos sobre o seu negócio e sobre a imagem que você quer transmitir a seus consumidores.
Antes de escolher o nome da sua marca você precisa conhecer seu público-alvo, seus concorrentes, os valores, a missão, o propósito do seu negócio e o posicionamento de marca que deseja, dentre outras coisas que podem influenciar a sua escolha.
Apenas depois de conhecer melhor estes aspectos é que você deve começar a escolher o nome da marca da sua empresa.
#02. Escolha Um Nome De Marca Que Faça Sentido
Um nome de marca que faça sentido vai facilitar bastante as coisas para sua empresa, pois será mais fácil para os consumidores a associarem com os produtos ou serviços que você oferece.
Pense nas marcas Dorflex, EasyTaxi e Cinemark.
Mesmo quem não as conhece provavelmente vai fazer uma associação entre Dorflex e dor, EasyTaxi e taxis e entre Cinemark e cinema ou filmes.
Para que o nome da sua marca faça sentido, entretanto, não é necessário que ele tenha uma ligação direta com um atributo do seu produto ou um benefício gerado por ele, como nos exemplos acima.
O nome da sua marca também pode fazer sentido se despertar determinados sentimentos ou sensações que sua marca quer transmitir aos consumidores.
A marca de amaciantes Comfort, por exemplo, transmite uma sensação de conforto e a seguradora Porto Seguro transmite um sentimento de segurança.
Isso acontece muito com marcas de bens de consumo. Veja por exemplo as marcas de perfume Glamour, Floratta ou Acqua e a marca de água mineral Crystal. Todas elas despertam algum sentimento, sensação ou imagem em seus consumidores.
Por isso na hora de escolher o nome da marca da sua empresa dê uma pista sobre o que sua empresa faz ou escolha um nome que reflita a imagem que você deseja que sua marca desperte nos consumidores. Este pode ser um ótimo caminho.
#03. Escolha Um Nome De Marca Curto
Nomes curtos são mais fáceis de lembrar e, em uma época onde as pessoas têm preguiça de ler, escrever e até de falar, isso é bem importante.
Se você duvida do que acabei de dizer, pegue um pedaço de papel e escreva as 10 ou 20 primeiras marcas que surgirem em sua memória. Quantas delas têm nomes curtos e quantas têm nomes longos??? Pois é…
Caso esta prova ainda não seja o bastante para você, lembre-se do fenômeno de “abreviações” pelo qual algumas grandes marcas passaram recentemente.
É o caso da American Express (agora Amex), Schincariol (agora apenas Schin), Caixa Econômica Federal (agora só Caixa) e da Budweiser (apelidada de Bud).
Tenho certeza que você quer que seus clientes lembrem de sua marca e escolher um nome de marca curto vai facilitar muito o seu trabalho.
#04. Escolha Um Nome De Marca Fácil De Se Pronunciar E Escrever
O nome da sua marca também deve ser fácil de se pronunciar e escrever.
A pronúncia afeta a disposição dos consumidores de pedir ou requisitar uma marca oralmente. Se sua marca tiver um nome muito complicado de se pronunciar as pessoas vão simplesmente evitar pronunciá-lo!
Vale lembrar que quem deve achar o nome difícil de se pronunciar é o seu público e não você mesmo. Afinal, foi você quem teve a ideia do nome então é evidente que não vai achá-lo difícil.
Um bom teste é falar o nome da sua marca para outras pessoas – de preferência para seu público-alvo ou pessoas com perfis bem similares – e ver qual reação elas têm.
Se você precisar repetir ou explicar o nome para que elas entendam, este provavelmente não é o nome de marca que você procura.
Por outro lado, se o nome da sua marca for difícil de escrever você provavelmente terá problemas com clientes que não encontram seu site porque estão escrevendo o endereço (url) errado, dentre outros problemas semelhantes. E nos dias de hoje este é um risco que você não pode correr.
Quem tem um sobrenome complicado, daqueles que ninguém consegue pronunciar ou escrever, entende muito bem o que estou dizendo.
#5. Escolha Um Nome De Marca Diferente, Notável E Familiar
Escolher um nome de marca diferente e notável vai te ajudar a se destacar da concorrência.
Um exemplo clássico é a marca Apple. Todos os concorrentes da Apple tinham nomes de marca que remetiam a tecnologia, como: IBM, Compaq e Microsoft.
A Apple ousou ser diferente e conseguiu ter um nome de marca que se destacava da concorrência.
Além disso, a marca Apple também soava familiar aos seus consumidores desde o início. Isso porque a palavra “apple” significa maçã em inglês e usar uma palavra que seus consumidores já conheçam faz com que a formação de vínculos com o nome da sua marca seja mais fácil, o que aumenta sua memorabilidade.
Não por acaso, note que o nome de marca Apple também se enquadra nas dicas anteriores.
Ele é um nome que faz sentido – pois reflete a imagem da empresa – curto – tem apenas 2 sílabas e fácil de se pronunciar e escrever.
Portanto, antes de escolher o nome da marca da sua empresa dê uma espiada nas marcas de seus concorrentes e tente ser diferente!
Está Gostando Deste Artigo? Então insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as próximas dicas e artigos do Arsenal Empreendedor!
#6. Escolha Um Nome De Marca Que Não Seja Restritivo
Escolher um nome de marca que sugira diretamente o produto ou serviço que sua empresa oferece pode ser um tiro no pé no futuro.
Imagine que você está abrindo uma empresa que vende sapatos e escolhe o nome de “Mundo dos Sapatos” para sua marca.
Depois de algum tempo, para aproveitar o bom momento da sua empresa ou por necessidade de diversificar seus produtos você decide começar a vender também acessórios e roupas.
Você vai ter bastante dificuldade para fazer os consumidores associarem a marca “Mundo dos Sapatos” também com roupas e acessórios.
E se você acha que aumentar a variedade de produtos é algo raro ou que não vai acontecer com você, aqui vão alguns exemplos:
A Zappos começou vendendo sapatos e hoje vende todo tipo de peças de vestuário e acessórios. A Coca-Cola começou vendendo refrigerante e hoje já vende até roupas e tênis. A Amazon começou vendendo livros e hoje vende praticamente tudo!
O aumento da variedade de produtos que uma marca vende pode ser uma oportunidade ou uma necessidade. Em ambos os casos é melhor você estar preparado desde o começo.
E mesmo que sua empresa seja altamente especializada em algum segmento, ainda assim não restrinja o nome da sua marca.
Nomes de marca como Mundo dos Sapatos, Casa das Torneiras ou Rei das Fechaduras podem ter suas vantagens à curto prazo, mas a longo prazo podem prejudicar a sua marca.
Já pensou o que aconteceria se você fosse o proprietário da marca Rei das Fechaduras e as portas do futuro não tivessem fechaduras??
Você não sabe o que pode acontecer, então o melhor a fazer é não ser restritivo na hora de escolher o nome da marca da sua empresa.
#7. Escolha Um Nome De Marca Que Você Possa Usar
De nada adianta ter um nome de marca perfeito se você não puder usá-lo.
Pesquise se o domínio referente ao nome da marca que você deseja já está registrado. Para isso você pode visitar o site do registro.br ou outro similar.
Também pesquise nas principais redes sociais como Facebook, Google+, Twitter, Instagram e Pinterest se já existe alguma página usando o nome que deseja.
(Falando nisso, acompanhe o Arsenal Empreendedor também no Facebook, Google+ e Twitter)
Apesar de não ser crítico ter uma página nas redes sociais ou um domínio exatamente igual ao nome da sua marca, pode ser um bom critério de desempate dentre suas opções.
Por outro lado, se o nome que escolheu atender às outras dicas e estiver disponível, que sorte! Corra registrar seu domínio e criar suas páginas nas redes sociais em que pretende atuar, pois isso é algo raro hoje em dia!
Também se certifique no site no INPI de que ainda não existe uma marca com o mesmo nome na mesma categoria de produtos ou serviços na qual você pretende atuar.
Se ainda não existir você pode registrar sua marca no INPI e protegê-la legalmente para evitar cópias e imitações ou que usem sua marca indevidamente.
Caso você queira se informar melhor sobre como registrar uma marca, leia o artigo Como Registrar Uma Marca: O Guia Definitivo
E porque existem alguns nomes de marca que não seguem estas dicas?
Por outro lado, existem marcas com nomes ruins ou que vão contra as dicas que você acabou de ler e que mesmo assim fazem sucesso.
Dentre outros motivos como um enorme esforço de marketing, produtos fantásticos que superam um nome de marca fraco e décadas de presença no mercado, isso também tem relação com a época em que vivemos.
Antigamente, era muito mais fácil escolher ou criar um nome de marca que “grudasse” na cabeça dos consumidores. Eram poucas as opções que eles tinham e não havia tanta publicidade os bombardeando por todos os lados. Hoje é bem diferente!
Entenda, também, que se o que você estiver oferecendo for fantástico sua empresa provavelmente vai ter sucesso, independentemente do nome da marca. Assim como um produto horrível que tenha um nome de marca perfeito não vai durar muito tempo.
Resumo – Recapitulando
Escolher um nome de marca para sua empresa ou para seu produto com certeza não é uma tarefa fácil.
O nome da sua marca vai refletir vários aspectos sobre o seu negócio e sobre a imagem que você quer transmitir a seus consumidores e, por isso, o nome da marca é muito importante e pode sim interferir no sucesso do seu negócio.
Apesar de não existir uma regra de como escolher o nome de marca perfeito, você pode usar as 07 dicas abaixo para te ajudar nesta missão:
#01. Não comece escolhendo o nome da marca;
#02. Escolha um nome de marca que faça sentido;
#03. Escolha um nome de marca curto;
#04. Escolha um nome de marca fácil de se pronunciar e escrever;
#05. Escolha um nome de marca diferente, notável e familiar;
#06. Escolha um nome de marca que não seja restritivo;
#07. Escolha um nome de marca que você possa usar.
Espero que este artigo tenha te ajudado na escolha do nome da marca da sua empresa!
Caso você queira expor sua opinião, tenha alguma dúvida ou queira saber mais alguma coisa sobre este assunto, deixe seu comentário abaixo do artigo!
Vou adorar conversar sobre este tema com você.