Tempo de leitura: 10 minutos
Se você é empreendedor e tem amigos ou convive com pessoas que não são com certeza vai se identificar muito com este artigo.
Acredito que você passa ou já passou por situações parecidas e, por isso, resolvi dividir com você alguns fatos e situações que podem ser banais e comuns para a grande maioria das pessoas mas que acabam sendo totalmente o oposto para quem optou por não seguir a manada.
Por isso leia, divirta-se, comente e compartilhe com seus amigos!
Veja também: 5 Mitos Sobre Empreendedores Que Precisam Ser Desmascarados
10 COISAS QUE EU “ODEIO” EM SER EMPREENDEDOR
#01. ODEIO ODIAR FERIADOS
Quem trabalha para alguma empresa fica contando os dias para o próximo feriado.
Quando eu era funcionário também agia assim. Adorava qualquer feriado e ficava olhando no calendário se eles iam cair durante a semana ou nos finais de semana (o que era horrível).
Para quem é funcionário, afinal, feriados significam descanso, viagens com a família e os amigos, diversão e tempo livre para fazer o que quiser. Tudo isso recebendo o mesmo salário no final do mês.
Empreendedores, por outro lado, são quase sempre prejudicados por feriados.
Feriados significam menos dias no mês para vender e, consequentemente, um faturamento menor.
Por isso, hoje eu não sou muito fã de feriados, recessos ou qualquer coisa do tipo e acredito que muitos outros empreendedores também não sejam.
#02. ODEIO NÃO PRECISAR DE ATESTADO MÉDICO
Eu odeio ir ao médico.
Primeiro porque não é raro que eles nos deixem horas esperando e se tem uma coisa que eu não gosto é perder tempo. Segundo porque isso quer dizer que minha saúde não está muito bem e, por último, porque todos eles me perguntam se eu preciso de um atestado médico.
Para quem é dono de um negócio próprio qual é a utilidade de um atestado médico?
Por isso, quando o médico me pergunta se preciso de um atestado respondo logo que não e penso comigo mesmo: “E para quem eu vou entregar um atestado médico? Acaba logo a consulta porque tenho que voltar a trabalhar.”
Você sabe que não são poucas as histórias de pessoas que correm para o médico em horário de trabalho ao menor sinal de nariz escorrendo ou espirros.
Ou, ainda, aquelas que têm amigos médicos e nem precisam do nariz escorrendo. Basta um dia chuvoso ou acordar com preguiça para que surjam sintomas de uma doença cujo tratamento são X dias de repouso.
Empreendedores também precisam ir ao médico. Mas para eles não existem dias de repouso. (Tweet Isso)
Está Gostando Deste Artigo?
Então insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as próximas dicas e artigos do Arsenal Empreendedor!
Está Gostando Deste Artigo?
Então insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as próximas dicas e artigos do Arsenal Empreendedor!
#03. ODEIO TER QUE DECIDIR TUDO (TUDO MESMO)
Quando trabalhamos em uma empresa somos, no máximo, responsáveis por um pequeno setor ou área como marketing ou finanças e, mesmo como presidente ou CEO de uma empresa, não precisamos tomar todas as decisões.
Já quando você abre seu próprio negócio você tem que decidir a respeito de absolutamente tudo dentro da sua empresa, principalmente no início do negócio.
Isso significa tomar decisões sobre estratégias, sobre que produto lançar, quem contratar, quais fornecedores escolher e também pequenas decisões como qual marca de papel higiênico comprar.
#04. ODEIO COMO NINGUÉM SE ENTREGA TANTO AO TRABALHO QUANTO EU GOSTARIA
Este é um fato que eu entendo perfeitamente, mas mesmo assim eu odeio.
Um empreendedor nunca vai encontrar um funcionário que se entregue tanto ao trabalho e a empresa quanto ele mesmo. (Tweet Isso).
Enquanto você não liga em passar a noite trabalhando e sair tarde todos os dias seus funcionários estão desesperados e não vêem a hora de ir embora.
Isso é completamente normal, afinal o empreendedor é o dono do negócio e o maior beneficiado com seu sucesso.
Mesmo assim é frustrante se deparar com profissionais interessados apenas no salário no final do mês e que não se comprometem com a empresa e muitas vezes nem com a oportunidade de se desenvolver.
É claro que existem exceções, até porque nenhuma empresa tem sucesso sem uma ótima equipe.
Mas as exceções são difíceis de se encontrar e, por isso, formar uma boa equipe é um desafio para qualquer empreendedor.
#05. ODEIO QUE OS OUTROS PENSEM QUE GANHO DINHEIRO FÁCIL
Muitas pessoas acham que, como num passe de mágica, abrir empresa é sinônimo de ganhar rios de dinheiro e ficar rico da noite para o dia. Mero engano.
Quando eu falo para alguém que tenho uma empresa eu odeio aquele olhar que diz: “nossa então você deve ganhar muito dinheiro”.
Ter seu próprio negócio pode te deixar rico? É claro!
Mas também pode te deixar mais pobre do que você era quando era empregado!
Para uma empresa ter sucesso e começar a dar bastante dinheiro para seus sócios é necessário muita dedicação e na maioria das vezes anos de trabalho.
Mesmo empresas como o Facebook, que se tornaram “famosas” da noite para o dia (note que eu disse famosas e não bem sucedidas), tiveram muito trabalho para chegar aonde chegaram e tornar seus sócios bilionários.
O fato é que ser empreendedor não é sinônimo de ser rico. (Tweet Isso)
É uma opção que você escolheu e que pode fazer você ganhar muito dinheiro, ganhar pouco dinheiro ou ganhar a mesma quantia que as pessoas que acham que você é rico ganham.
Veja também: Como Conseguir Dinheiro Para Abrir Empresa
#06. ODEIO NÃO RECEBER DÉCIMO TERCEIRO
É só chegar o final de ano que começam as reportagens nos jornais e a conversa entre amigos sobre o que fazer com o décimo terceiro.
Existem aqueles que usam o “dinheiro extra” para pagar dívidas, aqueles que investem e aqueles que aproveitam para dar entrada em um carro novo ou para viajar.
Quando me perguntam o que vou fazer com meu décimo terceiro eu respondo ironicamente: “Nada! Meu chefe não vai me dar décimo terceiro…”
Quem é funcionário não se dá conta, e muitas vezes não valoriza, da quantidade de benefícios que possui. Nem que sejam apenas os que a lei obriga.
Mas assim que você abre um negócio o cenário muda de lado.
Você não tem mais direito a décimo terceiro, nem décimo quarto, nem bônus de final de ano, nem adicional de férias, nem vale-transporte ou vale-refeição, nem seguro-desemprego…
E mesmo que você opte por receber algum benefício, é você mesmo que está se pagando.
O lado bom é que você não precisa decidir o que fazer com o décimo terceiro porque ele nunca vai entrar na sua conta…
#07. ODEIO NÃO TER DIREITO A FÉRIAS
Além de odiar não receber nenhum benefício, odeio especialmente quando amigos e familiares começam a planejar suas férias. E pior: fazem isso sem a menor preocupação do que vai acontecer com a empresa em que trabalham enquanto não estiverem presentes.
Empreendedores tiram férias apenas quando conseguem e não quando a lei trabalhista diz que eles precisam de 30 dias de descanso remunerado com direito ao adicional de férias! (Tweet Isso)
Converse com alguns empreendedores e pergunte qual foi a última vez que tiraram 30 dias seguidos de férias. Vai ser um trabalho MUITO difícil encontrar algum.
#08. ODEIO QUANDO O ASSUNTO DA CONVERSA É O CHEFE DE ALGUM AMIGO
Com certeza você já participou de uma conversa com amigos onde o chefe de algum deles (ou de todos) era o assunto principal.
Nem preciso dizer que na maioria das vezes o tema central da conversa não é “eu amo meu chefe”, preciso?
Sabe aquela frase: “não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”?
Além de ter aprendido que nunca se deve falar mal de um chefe ou de uma empresa na qual já trabalhou, não importando se é verdade ou não, é mais ou menos por causa do que a frase diz que evito este tipo de conversa.
Por causa do que a frase diz e também porque estas conversas te fazem pensar sobre o que sua equipe fala de você enquanto você não está por perto.
#09. ODEIO QUE OS OUTROS PENSEM QUE EU POSSO TRABALHAR POUCO OU SIMPLESMENTE NÃO TRABALHAR
Esta é clássica!
Qual empreendedor nunca ouviu dos amigos: “Vamos lá! Você é o dono, pode sair mais cedo!” ou “Você é o chefe, pode faltar o trabalho quando quiser!”.
Acho que todo empreendedor já ouviu este tipo de coisa. Acontece que isso é mesmo verdade.
Se você é dono do seu negócio tem todo o direito de trabalhar quando quiser e por quanto tempo quiser.
A questão é que as pessoas não entendem que muitas vezes você precisa estar presente para a empresa funcionar (pelo menos no começo do negócio) e que você não tem um salário fixo garantido no final do mês assim como eles.
Para um empreendedor, o quanto você ganha depende do quanto você trabalha. (Tweet Isso)
Além disso, para quem é dono do próprio negócio, trabalhar não é uma obrigação.
Você simplesmente GOSTA e QUER estar lá para fazer seu negócio crescer.
Veja também: 4 Perguntas Para Saber Se Sua Ideia De Negócio Vai Dar Certo
#10. ODEIO MAIS AINDA NÃO ODIAR NADA DISSO!
A grande verdade é que eu não odeio nada disso e acredito que nenhum empreendedor odeie.
Empreendedores são empreendedores porque querem e porque gostam e, assim como em qualquer outro trabalho, têm que lidar com coisas que gostam e com outras que não apreciam tanto.
Resolvi escrever este artigo apenas como um desabafo, uma forma de clarear as ideias daqueles que imaginam que ter seu próprio negócio é um mar de rosas e, também, para mostrar que ser um empreendedor significa enxergar o mundo de um jeito diferente.
Coisas que são banais e comuns para a grande maioria das pessoas podem ser totalmente o oposto para quem optou por não seguir a manada.
Se você se identificou com alguma parte deste artigo, compartilhe com seus amigos!
Vamos fazer as pessoas entenderem um pouco mais sobre o modo como empreendedores enxergam as situações do dia a dia e, de quebra, levar um pouco de humor para outros empreendedores que também vão se identificar com o que você acabou de ler aqui.
Não se esqueça de deixar seu comentário logo abaixo.
Afinal eu também quero saber de você: O que você “odeia” em ser empreendedor?